Alfabetizar através do tato a aprendizagem da leitura e escrita.
Com o intuito de oferecer uma importante ferramenta para que a pessoa com deficiência visual tenha acesso aos conteúdos disponibilizados em braile, o instituto oferece aulas diariamente para os usuários, ministradas pela pedagoga Maria Rita de Jesus Santos, profissional com vasta experiência nesta área.
As aulas acontecem em uma sala específica para este fim, equipada com máquinas e também com material desenvolvido exclusivamente pela professora para facilitar a aprendizagem. Os usuários podem aprender também o Soroban, ábaco japonês que surgiu na China há cerca de quatro séculos, utilizado para realizar cálculos mentalmente.
As aulas são realizadas sempre em grupos de até 5 usuários que são divididos entre os níveis: iniciante, intermediário e avançado.
História do Sistema Braille
O sistema Braille foi criado pelo francês Louis Braille, baseado na sensibilidade do ser humano, que através do tato da polpa digital consegue distinguir pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes.
O braille é lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. Cada célula braille permite 63 combinações de pontos. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos.
Promover conhecimento das tecnologias digitais e recursos que podem auxiliar ou facilitar a pratica diária das suas tarefas
O termo tecnologia assistiva ou tecnologia de apoio agrupa dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência e reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A tecnologia assistiva promove maior independência, permitindo que as pessoas com deficiência executem tarefas que anteriormente não conseguiam ou tinham grande dificuldade em realizar por meio de melhorias ou de mudanças de métodos de interação com a tecnologia necessária para executar estas tarefas.
Segunda e Terça - 8:30h às 10:00h ou 13:30h às 15:00h
Quinta - 9:30h às 11:00h
Ensinar a conviver e organizar as atividades diárias do cotidiano
A atuação do terapeuta ocupacional junto à pessoa com deficiência visual tem como enfoque o processo de habilitação e reabilitação, e visa harmonizar o desempenho ocupacional do individuo a fim de promover sua independência e a autonomia.
Para isto trabalhamos sob quatro grandes áreas de desempenho ocupacional: Atividades de Vida Diária; Atividades Instrumentais de Vida Diária; Educação e o Trabalho e Atividades Produtivas.
Buscamos desenvolver com os usuários em atendimentos individuais e grupais os componentes do desempenho sensoriomotor, integração cognitiva, componentes cognitivos, habilidades psicossociais e componentes psicológicos, o que auxilia no resgate dos papéis sociais e consequentemente na inclusão da pessoa com deficiência na família, escola, trabalho e sociedade.
Promover sua Independência na locomoção, inserindo no âmbito familiar e social.
Onde estou? Para onde vou? Como reconheço o caminho para chegar em um determinado lugar?
Os treinos de Orientação e Mobilidade consistem no aprendizado de técnicas que permitem o desenvolvimento da autonomia para a locomoção, através de estímulos sensoriais dos sentidos remanescentes da pessoa cega ou com visão subnormal.
O serviço social é uma profissão "inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais".
A emergência dessa profissão no Brasil data da década de 1930. Atualmente, ela está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins, como sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, direito, ética e estatística.
O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
Trocar experiências e conhecimentos para fortalecimento de vínculos
Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.
Garantir acesso as politicas publicas e aos serviços sócio assistencial
Desenvolver habilidades através da musica e dos instrumentos
Desenvolver habilidades através do Artesanato, elevar a auto Estima e troca de conhecimentos
Incentivar o uso de dispositivos, e o desenvolvimento de estratégias, para maior funcionalidade e dependência no desempenho ocupacional de Atividades Instrumentais de Vida Diária(Ida ao Supermercado, Caixa Eletrônico, Médicos etc.)
Compartilhar saberes através da ação dos próprios participantes, na leitura e reprodução de contos de histórias e poemas através do braille.
O MVE é uma PICS (Prática Integrativa e Complementar em Saúde) que pretende, através do exercício, de práticas corporais, experienciar a relação existente entre corpo, mente e ambiente. Trabalha aspectos da coordenação motora e da somatodispraxia, equilíbrio e sistema vestibular, lateralidade, propriocepção, força muscular e amplitude de movimento. Estimula o desenvolvimento da grupalidade e da comunicação, trabalha alturas expressivas, centros de energia, plasticidade, voz e respiração.
Incentivar a aquisição de novos repertórios alimentares (pautados na alimentação viva), incentivar a práxis oral e o processamento somatossenaorial, possibilitar a percepção e a discriminação sensorial, graduar a força em movimentos finos e de MMSS, incentivar a participação e o engajamento sensorial.
Identificar e compreender as demandas relacionadas aos papéis ocupacionais ligados ao gênero feminino; levantar estratégias de cuidado em saúde sexual e reprodutiva; discutir sobre políticas de proteção relacionando-as aos estigmas da deficiência, da loucura, da raça, do gênero e da classe social; compreender e nomear situações de violência para acionamento de rede de apoio e segurança pública.
Convivência e Socioeducativo